Acessórios para cabos de média tensão: conheça a importância

16 de dezembro de 2019 0 Por admin

Os cabos de média tensão, categoria definida pela International Electrotechnical Commission (IEC) possuem tensão nominal entre 1kV a 35kV e são utilizados nas indústrias e instalações de grande e médio porte em geral. 

Para que esses cabos tenham pleno funcionamento, é necessário que seus acessórios, terminais e até mesmo emendas possuam o máximo de resistência e qualidade, fator que muitas vezes é prejudicial em um cabo e que causa defeito em diversos equipamentos. 

Nesse texto, iremos exemplificar alguns dos principais acessórios para cabos de média tensão que auxiliam na vida útil e até mesmo no desempenho deste item. Confira abaixo alguns deles.

Terminais modulares (Mufla)

Os terminais modulares de média tensão constitui um sistema prático e simples, para terminar cabos de potência com isolação extrudada, unipolar ou tripolar. É um acessório que pode ser instalado nos mais diversos ambientes, como locais externos e internos, espaços limitados, áreas poluídas e muito mais. Além disso, possui uma alta resistência à radiação UV, erosões e trilhamento elétrico.

Para conhecer mais sobre os terminais modulares, clique aqui.

Emendas 

As emendas possuem como principal objetivo, unir as extremidades dos cabos de média tensão e aumentar o seu alcance. Abaixo, estão algumas das principais emendas.

Emenda enfaixada  EX: Utilizadas em cabos de potência com isolação extrudada em Polietileno ou PVC, as emendas enfaixadas possuem papel fundamental na utilização e até mesmo extensão dos cabos de média tensão. Eles possuem uma instalação prática e com uma energização imediata após a aplicação.

Esse equipamento é composto por:

  • Fita isolante autofusão I-10;
  • Fita semicondutora C20;
  • Fita de malha de cobre M50;
  • Fita isolante P44.

Dimensões máximas da emenda

acessorios para cabos de media tensão

Emendas Elaspeed: Desenvolvidas para proporcionar mais facilidade na hora de emendar

cabos de média tensão, as emendas contráteis a frio Elaspeed são constituídas de um corpo único moldado, de modo que são colocadas todas as camadas necessárias para para isolar e blindar a conexão.

O corpo desse acessório é moldado e sustentado por um tubo plástico que, ao ser removido, permite que o acessório de contraia sem necessidade de chama. O kit desse acessório possui componentes necessários para emendar cabos de até 20/35kV.

Dados técnicos da emenda Elaspeed

acessorios para cabos de media tensão

Onde encontrar acessórios para cabos de média tensão

A Disnacon conta com uma excelente infraestrutura e com excelentes acessórios para cabos de média tensão. Teremos o maior prazer em lhe atender e oferecer o que há de mais completo nesse segmento.

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre o ramo de cabos elétricos, confira nosso blog.