Aplicação de cabos elétricos para mineração

30 de junho de 2020 0 Por admin

Quando falamos sobre mineração, estamos falando sobre um segmento amplo, que abrange todos os processos que, a partir do manuseio ou perfuração, tem o objetivo de extrair substâncias minerais. É um dos mercados que mais atrai investimentos para o país, pois garante um retorno financeiro alto. Isso faz com que sejam desenvolvidos diversos equipamentos específicos para esse setor, como os cabos elétricos para mineração.

No texto de hoje, iremos falar sobre quais cabos são aplicáveis à esse tipo de mercado e quais são suas funcionalidades. Confira.

Podemos resumir o processo de aplicação de cabos para mineração em alguns passos básicos. Identificar os requisitos para a especificação do cabo ideal, interagir com o fabricante para uma correta especificação do produto e assegurar sua aplicação de maneira correta.

A atividade de mineração pode ser dividida em diversos setores. São eles:

Infraestrutura de utilidades: arruamentos e distribuição de energia;

Infraestrutura de operação: edificações, alimentação de motores, esteira para transporte de minérios e painéis de controle;

Máquinas de operação: máquinas móveis para escavação e perfuração, máquinas recolhedoras de minérios;

cabos elétricos para mineração

Por isso, existem cabos elétricos para mineração de acordo com cada necessidade dos setores. Confira abaixo uma tabela que exemplifica bem cada tipo de cabo e suas aplicações.

Tipos de cabosAplicações
Cabos de cobre nu Malhas de aterramento de tanques, tubulações, bombas, válvulas, plataformas de carregamento, esteiras transportadoras, áreas de carregamento de caminhões e comboios ferroviários, equipamentos envolvendo movimentação de materiais
Cabos para instalação predial 750V (cabos BW)Edificações em geral com grande circulação de pessoas.
Cabos de controle e instrumentaçãoSubestações da planta, painéis de controle de motores.
Cabos de potência 0,6/1kV, incluindo o cabo inversor de frequênciaBombas, gruas, pás dragas, furadeiras, torres de resfriamento, peneiras, britadores,britadores, ventiladores, exaustores, correias transportadoras, climatizadores,climatizadores, alimentação de equipamentos em geral e iluminação.
Cabos de potência de média tensãoSubestações e distribuição de energia. 
Cabos WM 450/750 VEscavadeiras, perfuratrizes, carregadores, e descarregadores, máquinas de ração contínua e bombas.
Cabos SHDM e SHDM CT 1,8/3 kV até 15/25 kVAlimentação principal e distribuição de energia elétricas em minas subterrâneas e equipamentos móveis pesados de mineração, tais como máquinas operatrizes para movimentação de minério tipo Stacker-reclaimers.
Cabos SO-M 750 V Máquinas operatrizes em geral, automação e controle, bem como em máquinas com dispositivo de recolhimento de cabos tipo cortina ou festoon.

Os cabos WM (uso móvel) são recomendáveis para aplicações que apresentem movimentação contínua. Estes produtos oferecem características como:

  • Maior durabilidade;
  • Alta flexibilidade; 
  • Excelentes características de resistência à ruptura, ao corte, ao impacto e à abrasão;
  • Resistência às intempéries e ao ozona;
  • Resistência aos óleos e graxas;
  • Estabilidade térmica em altas e baixas temperaturas.

Onde encontrar cabos elétricos para mineração

Saiba que aqui na Disnacon você encontra cabos elétricos para mineração com o máximo de qualidade. Contamos com uma excelente infraestrutura e com equipamentos de primeira qualidade. Teremos o maior prazer em lhe atender e oferecer um excelente serviço nesse setor. 

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre esse segmento, confira nosso blog, aqui você encontra tudo o que há de novo nesse setor. Até a próxima!!!