Cabo de controle: conheça mais sobre esse tipo de equipamento

18 de maio de 2020 0 Por admin

O cabo de controle é um item muito utilizado e recomendado para sinalização de equipamentos elétricos, circuitos de comando, ligações de máquinas, entre outros. No texto de hoje, iremos explicar mais sobre sobre este item e as suas principais características. Confira.

Quando falamos sobre utilizar cabos de controle, algumas observações devem ser feitas. É necessário avaliar a necessidade de futuras ampliações, o custo da implantação e até mesmo melhorias das correntes elétricas de um cabo. 

cabos de controle

Os cabos de controles também são ideais para quem procura pelo máximo de flexibilidade nas instalações. Ele é essencial sendo parte integrante de uma série de tipos de máquinas utilizadas nos processos de produção, devido à sua função de transmissão dos comandos dentre dois pontos em um sistema utilizado nas linhas de produção.

Quais as vantagens do cabo de controle

  • Excelente flexibilidade;
  • Extremamente resistentes à umidade;
  • Resistentes também a alguns artigos químicos;
  • Possui alta resistência ao raio solar;
  • Característica auto extinguível e anti-chama.

Tipos de cabo de controle: Com e sem blindagem

Blindados: esse tipo de cabo é recomendado, assim como o sem blindagem, para circuitos de comando e sinalização de equipamentos elétricos. Além disso, é utilizado em instalações fixas onde é necessário a blindagem contra campos de interferências externas.

Sua composição é: um condutor flexível formado por fios de cobre nu, têmpera mole, encordoamento classe 5, conforme NBR NM 280. Seu isolamento é feito por um composto termoplástico à base de Policloreto de Vinila sem chumbo resistente a chama (PVC/A), para temperatura de operação em regime contínuo no condutor de até 70°C.

A blindagem metálica é feita de uma fita de cobre nu remontada e aplicada helicoidalmente, e sua cobertura é feito com um composto à base de Policloreto de Vinila sem chumbo resistente a chama (PVC ST1), na cor preta.

Já os sem blindagem possuem as mesmas especificações, com exceção, obviamente, da blindagem feita de fita de cobre nu remontada. Os cabos de controle possuem as seguintes normas técnicas aplicáveis: 

cabos de controle

NBR 7289 – Cabos de controle com isolação extrudada de PE ou PVC para tensões até 1 kV – Requisitos de desempenho.

Nota: Este cabo possui características especiais quanto à não-propagação e auto-extinção do fogo, conforme NBR NM IEC 60332-3-23 – categoria B.

Onde encontrar cabos elétricos?

Somente a Disnacon oferece o que há de mais completo quando o assunto é cabos elétricos. Contamos com uma excelente infraestrutura e com equipamentos de excelente qualidade.

Para ficar por dentro de mais dicas e novidade, confira nosso blog. Aqui você encontra o que há de mais completo em fios e cabos elétricos. Até a próxima!!