Cabos blindados: conheça mais sobre as propriedades

27 de outubro de 2020 0 Por admin

No ramo de cabos elétricos, é necessário contar com itens que proporcionem o máximo de segurança e durabilidade. Por esse motivo, são desenvolvidos equipamentos que oferecem isso, como os cabos blindados.

No texto de hoje, falaremos sobre quais são as propriedades do cabos blindados, suas principais aplicações e onde encontrar este acessório tão importante em um projeto elétrico. Confira.

O que são cabos blindados e suas aplicações

Os cabos blindados têm como principal função proporcionar maior resistência mecânica aos fios e proporcionar uma menor interferência ou até mesmo quebra de sinal, a fim de oferecer mais qualidade e segurança em seu uso. 

cabos blindados

A aplicação deste tipo de cabo pode ser realizado nas mais diversas áreas, como por exemplo, instalação de equipamentos elétricos, painéis de controles, acionamento e comandos, máquinas de fábricas ou industriais. Além disso, pode ser aplicado em:

  • Instrumentação;
  • Telefonia;
  • Sinalização;
  • Entre outros.

Como é feita sua construção

Para que esse tipo de cabo tenha o desempenho esperado, é necessário que ele seja construído de maneira correta. 

O condutor do cabo blindado é flexível, formado por fios de cobre nu, têmpera mole, encordoamento classe 5, conforme estabelecido pela NBR NM 280. Seu isolamento é um composto termoplástico à base de Policloreto de Vinila sem chumbo resistente a chama (PVC/A), para temperatura de operação em regime contínuo no condutor de até 70°C.

Seu revestimento interno é, também um composto termoplástico à base de policloreto de vinila e sua blindagem metálica é composta por uma fita de cobre nu remontada e aplicada girando em torno de um eixo, de modo helicoidal. 

Norma técnica aplicável do cabo blindado

NBR 7289 – Cabos de controle com isolação extrudada de PE ou PVC para tensões até 1 kV – Requisitos de desempenho.

Este tipo de cabo possui características especiais quanto à não-propagação e auto-extinção do fogo, conforme NBR NM IEC 60332-3-23 – categoria B.

Onde encontrar cabos blindados?

Saiba que aqui na Disnacon você encontra o que há de mais completo quando o assunto é cabos blindados. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais altamente qualificados. Teremos o maior prazer em lhe atender e proporcionar as melhores soluções no setor. 

Para ficar por dentro de dicas e novidades sobre o segmento de fios e cabos elétricos, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que acontece nesse setor. Até a próxima!!!