Cabos de uso móvel: conheça mais sobre

17 de dezembro de 2020 0 Por admin

O setor de cabos elétricos possui uma gama de produtos ideais para as mais diversas necessidades e segmentos. Por isso os cabos de uso móvel se destacam pela sua alta aplicações em máquinas e equipamentos que estão em constante movimento. No texto de hoje, falaremos mais sobre esse tipo de cabo e quais são seus principais modelos.

Desenvolvido para equipamentos em constante movimento, os cabos de uso móvel se mostram extremamente em esteiras, empilhadeiras, pontes rolantes e muito mais. Ele pode ser utilizado tanto para transmissão de energia quanto para equipamentos de altas e baixas temperaturas.

Estruturas dos cabos de uso móvel

 Para o desenvolvimento dos cabos de uso móveis, são utilizados diversos compostos específicos, a fim de  suportar os movimentos constantes que o cabo é submetido e evitar quaisquer danificações, como rupturas ou abrasões. 

Principais cabos móveis

W-M: Esses cabos são utilizados em equipamentos pesados de mineração, metalúrgicas e equipamentos similares. Eles não possuem condutores próprios para aterramentos e são ideais para tensões de até 750V. Esse tipo de cabo é extremamente recomendado quando se quer o máximo de flexibilidade e resistência mecânica.

cabos de uso móvel

Algumas características deste produto são: 

  • Condutor extra-flexível formado por fios de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, encordoamento classe 5;
  • Isolação em composto termofixo à base de borracha etileno-propileno (EPR).
  • Fita têxtil para amarração;
  • Capa interna em composto termofixo à base de Policloropreno (PCP);
  • Trança de fios de nylon para reforço;
  • Cobertura em composto termofixo à base de Policloropreno (PCP), na cor preta.

SO-M: Projetados para resistência e esforços de torção, estes tipos de cabos móveis são bastante recomendados para serviços pesados em circuitos de comando e potência em máquinas móveis. O composto termofixo do tipo SE5 padronizado foi formulado com o intuito de proporcionar ao cabo, uma excelente flexibilidade e uma estabilidade térmica única.

Cabos-de-uso-móvel

Características

  • Condutor extra-flexível formado por fios de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, encordoamento classe 5;
  • Isolação em composto termofixo à base de borracha etileno-propileno (EPR);
  • Fita têxtil para amarração;
  • Trança de fios têxteis para reforço;
  • Cobertura em composto termofixo à base de borracha tipo SE5 (NBR), na cor preta.

SHDM: os cabos móveis desse modelos são utilizados para ligações com fonte externa de energia elétrica onde os condutores de aterramento são requeridos, como mineração, portos, metalúrgica e demais outros. 

cabos de uso móvel
  • Condutor de potência extra-flexível formado por fios de cobre eletrolítico estanhado, têmpera mole, encordoamento classe 5;
  • Blindagem do condutor de potência constituída por uma camada enfaixada de fita têxtil semicondutora;
  • Isolação do condutor de potência em composto termofixo, à base de borracha etileno-propileno (EPR);
  • Blindagem da isolação do condutor de potência constituída por uma camada enfaixada de fita têxtil semicondutora;
  • Blindagem metálica do condutor de potência constituída por trança de fios de cobre eletrolítico estanhado, têmpera mole.

Cabos chatos: são extremamente recomendado em aplicações como sistema de comando em pontes rolantes, sistema festoon, pórticos, empilhadeiras de minério, enroladores de cabo e esteira porta-cabos, retomadoras e similares.

Seu condutor é formado por fios de cobre eletrolítico nu e, como isolação, possui um Composto termoplástico de PVC, para temperatura até 70ºC.

Conte com o que há de mais completo em cabos

Só aqui na Disnacon você encontra o que há de mais completo para quem procura por cabos de uso móvel e muito mais, Contamos com uma linha única de acessórios os mais diversos segmentos e setores. 

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra o que há de mais completo no setor. Até a próxima!!!