Cabos móveis na indústria de mineração: conheça mais sobre esse segmento

18 de fevereiro de 2020 0 Por admin

O segmento de mineração demanda de equipamentos de extrema qualidade para a realização devida desse serviço. Atualmente, existe o desenvolvimento de cabos de uso móveis, específicos para esse tipo de atividade.

Quando falamos sobre mineração, falamos de um vasto setor que abrange os mais diversos serviços que tem, como finalidade, a extração de substâncias minerais do solo. Esse é um setor de altos investimentos aqui no país, pelo fato de nosso rico solo que já foi encontrado mais de 70 tipos de minerais.

cabos móveis

Devido a esse alto investimento e, principalmente, retorno financeiro, o setor de cabos elétricos atua visando proporcionar mais facilidade e praticidade no segmento de mineração. Neste texto, trazemos algumas informações sobre esses produtos e suas principais características. 

Uma unidade de mineração é dividida em alguns setores: infraestrutura de utilidades, que abrange distribuição aérea de energia e arruamentos. Já a infraestrutura de operação atua em áreas como alimentação de motores, edificações e subestações de plantas.

Além disso, existem os equipamentos móveis, utilizados para escavações e exploração de minérios. Esses ambientes são muito agressivos, o que se faz necessário contar com equipamentos resistentes às mais diversas ocasiões, como abrasão, por exemplo. 

Principais cabos móveis

W-M: Esses cabos são utilizados em equipamentos pesados de mineração, metalúrgicas e equipamentos similares. Eles não possuem condutores próprios para aterramentos e são ideais para tensões de até 750V. Esse tipo de cabo é extremamente recomendado quando se quer o máximo de flexibilidade e resistência mecânica.

Algumas características deste produto são: 

  • Condutor extra-flexível formado por fios de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, encordoamento classe 5;
  • Isolação em composto termofixo à base de borracha etileno-propileno (EPR).
  • Fita têxtil para amarração;
  • Capa interna em composto termofixo à base de Policloropreno (PCP);
  • Trança de fios de nylon para reforço;
  • Cobertura em composto termofixo à base de Policloropreno (PCP), na cor preta.

SO-M: Projetados para resistência e esforços de torção, estes tipos de cabos móveis são bastante recomendados para serviços pesados em circuitos de comando e potência em máquinas móveis. O composto termofixo do tipo SE5 padronizado foi formulado com o intuito de proporcionar ao cabo, uma excelente flexibilidade e uma estabilidade térmica única.

Características

  • Condutor extra-flexível formado por fios de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, encordoamento classe 5;
  • Isolação em composto termofixo à base de borracha etileno-propileno (EPR);
  • Fita têxtil para amarração;
  • Trança de fios têxteis para reforço;
  • Cobertura em composto termofixo à base de borracha tipo SE5 (NBR), na cor preta.

SHDM: os cabos móveis desse modelos são utilizados para ligações com fonte externa de energia elétrica onde os condutores de aterramento são requeridos, como mineração, portos, metalúrgica e demais outros. 

  • Condutor de potência extra-flexível formado por fios de cobre eletrolítico estanhado, têmpera mole, encordoamento classe 5;
  • Blindagem do condutor de potência constituída por uma camada enfaixada de fita têxtil semicondutora;
  • Isolação do condutor de potência em composto termofixo, à base de borracha etileno-propileno (EPR);
  • Blindagem da isolação do condutor de potência constituída por uma camada enfaixada de fita têxtil semicondutora;
  • Blindagem metálica do condutor de potência constituída por trança de fios de cobre eletrolítico estanhado, têmpera mole.

Onde encontrar cabos móveis?

cabos móveis

Aqui na Disnacon você terá à sua disposição, uma imensa variedade de tubos para os mais diversos segmentos. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais altamente capacitados.

Se quiser ficar por dentro de dicas e novidades sobre esse setor, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo sobre cabos elétricos.