Cabos para indústria de papel

28 de agosto de 2020 0 Por admin

A indústria de papel e celulose ocupa uma posição de destaque na economia brasileira, tanto em relação ao abastecimento do mercado interno, quanto às exportações. Atualmente, o país conta com mais de 20 fábricas integradas que produzem tanto a celulose, quanto o papel no mesmo local, além de ser o segundo país que mais produz celulose no mundo. Por isso, o mercado de cabos para indústria de papel conta com uma variedade de produtos, ideais para os mais diversos setores. 

No texto de hoje, iremos falar sobre esses cabos para indústria de papel e celulose, quais suas aplicaçõe e principais propriedades. 

A instalação elétrica de um setor que atua com papel e celulose faz o uso de inúmeros cabos para as mais diversas aplicações, seja para energia, instrumentação, controles, sinais, etc. 

Cabos usuais

Os cabos usuais são aqueles que são estabelecidos pela norma de instalação de cabos de baixa tensão. São os casos dos condutores isolados em PVC, 450/750 V, ou dos cabos unipolares ou multipolares isolados em PVC, EPR ou XLPE, com cobertura, 0,6/1 kV. Esses cabos são instalados em condutos abertos ou fechados e operam em temperatura em regime permanente de 70 ºC (isolação termoplástica) ou 90 ºC (isolação termofixa).

Os cabos que possuem isolação em PVC, XLPE e EPR também são considerados cabos usuais. Eles são utilizados nos circuitos de iluminação, força, sinal e em áreas administrativas. São recomendados em ambientes que possuem temperaturas na faixa de  -5 ºC a +60 ºC, onde não há presença de influências externas severas.

Cabos especiais

Os cabos para indústria de papel considerados especiais são utilizados em áreas de produção, onde estão submetidos a altas temperaturas, agentes agressivos como óleo e vapor. Esses cabos devem suportar temperaturas de até 200°C, como o cabo de silicone, que apresentam diversas propriedades. Sua composição consiste em condutores de fio de cobre eletrolítico nu.

Qual o dimensionamento correto dos cabos para indústria de papel

cabos para indústria de papel

O dimensionamento correto dos cabos considerados usuais para indústrias de papel e celulose devem seguir as recomendações da Norma ABNT NBR 5410, no caso de baixa tensão e para os cabos de média tensão, a instalação deve seguir a Norma ABNT NBR 14039.

Para os cabos considerados especiais, o ideal é que o dimensionamento deva ser realizados seguindo as recomendações fornecidas pelos fabricantes dos produtos.

Onde encontrar cabos para indústria de papel e celulose?

Saiba que aqui na Disnacon você encontra o que há de mais completo quando o assunto é cabos para indústria de papel e celulose. Dispomos de uma excelente infraestrutura e com profissionais altamente capacitados. Teremos o maior prazer em lhe atender e oferecer o que há de melhor e mais completo nesse setor.

Para ficar por dentro de dicas e novidades sobre esse segmento, confira nosso blog. aqui você encontra o que há de mais completo sobre cabos elétricos. Até a próxima!!!