Cabos para indústria petroquímica

30 de julho de 2020 0 Por admin

O setor Petroquímico, de óleo e gás possui extremo reconhecimento por conta de sua representatividade na chamada matriz energética da sociedade industrial. Este é um setor altamente competitivo e que envolve recursos que influenciam os mais diversos setores. No texto de hoje, iremos falar sobre quais cabos para indústria petroquímica e suas principais aplicações. 

Aqui, iremos abordar temas como dimensionamentos, eficiência de cada equipamento e instruir sobre a melhor escolha. Confira!

A identificação sobre onde realizar a aplicação dos cabos para indústria petroquímica discorre sobre entender também quais equipamentos serão alimentados. Afinal, a determinação dos corretos cabos a serem utilizados são premissas essenciais para a montagem de uma estrutura completa. 

Alguns setores importantes são: unidades de destilação atmosféricas, unidade de hidrotratamento, torres de resfriamento, estação de tratamento, entre outros.

Cabos para indústria petroquímica

Em resumo, o processo de montar uma estrutura elétrica que tenha total funcionamento consiste em:

  • Identificar quais são os requisitos para a definição do cabo certo;
  • Conter todas as descrições, de maneira mais completa possível, de quais características que ele deve possuir;
  • Tirar dúvidas com o fornecedor dos cabos elétricos, a fim de sanar todas as dúvidas;
  • Garantir a correta aplicação.

Normas de fabricação dos cabos para indústria petroquímica

Os cabos para indústria petroquímica devem ser produzidos conforme a Norma  ABNT NBR 7287 – Cabos de potência com isolação sólida extrudada de polietileno reticulado (XLPE) para tensões de isolamento de 1kV a 35kV.

Abaixo, separamos uma lista de principais tipos de cabos utilizados na indústria petroquímica:

Cabos para indústria petroquímica
Cabos de cobre nu
Cabos para instalação predial 750 V, conhecidos como BW: 
Cabos de potência 0,6/1 kV (incluindo o cabo inversor de frequência)
Cabos de potência 0,6/1 kV – Resistentes ao fogo (sobre o condutor utiliza-se uma fita de mica. Em caso de fogo, a cobertura e a isolação se deterioram e a mica, durante um determinado tempo, faz com que o cabo possa ficar operando, não perdendo a sua isolação elétrica)
Cabos de potência de média tensão.
Cabos de potência de média tensão com capa de chumbo (casos específicos devido à presença de óleos e líquidos mais agressivos de uma refinaria, bem como outros agentes químicos).
Cabos de potência de alta tensão
Cabos de baixa e média tensão com capa interna e cobertura com composto termoplástico (SHF-1) ou composto termofixo (SHF-2), isento de halogênio, retardante de chama e com baixa emissão de fumaça (LSOH-Low Smoke Zero Halogen).
Cabos de baixa ou média tensão – MUD Resistant (resistente à lama, graxa e resíduos do processo de extração ou processamento do petróleo).
Cabos de média tensão submarinos.
Cabos umbilicais (cabo composto de circuitos elétrico e/ou hidráulico)

Onde encontrar cabos elétricos

A Disnacon oferece produtos sob encomenda para quem procura por cabos para indústria petroquímica e pronta entrega para cabos de média tensão. Contamos com uma excelente infraestrutura e com produtos que certamente atenderá às suas demandas. 

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre esse setor, confira nosso blog. Aqui você encontra o que há de novo no segmento de cabos elétricos. Até a próxima!!!