Cabos de uso móvel: conheça mais sobre
O setor de cabos elétricos possui uma gama de produtos ideais para as mais diversas necessidades e segmentos. Por isso os cabos de uso móvel se destacam pela sua alta aplicações em máquinas e equipamentos que estão em constante movimento. No texto de hoje, falaremos mais sobre esse tipo de cabo e quais são seus principais modelos.
Desenvolvido para equipamentos em constante movimento, os cabos de uso móvel se mostram extremamente em esteiras, empilhadeiras, pontes rolantes e muito mais. Ele pode ser utilizado tanto para transmissão de energia quanto para equipamentos de altas e baixas temperaturas.
Estruturas dos cabos de uso móvel
Para o desenvolvimento dos cabos de uso móveis, são utilizados diversos compostos específicos, a fim de suportar os movimentos constantes que o cabo é submetido e evitar quaisquer danificações, como rupturas ou abrasões.
Principais cabos móveis
W-M: Esses cabos são utilizados em equipamentos pesados de mineração, metalúrgicas e equipamentos similares. Eles não possuem condutores próprios para aterramentos e são ideais para tensões de até 750V. Esse tipo de cabo é extremamente recomendado quando se quer o máximo de flexibilidade e resistência mecânica.
Algumas características deste produto são:
- Condutor extra-flexível formado por fios de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, encordoamento classe 5;
- Isolação em composto termofixo à base de borracha etileno-propileno (EPR).
- Fita têxtil para amarração;
- Capa interna em composto termofixo à base de Policloropreno (PCP);
- Trança de fios de nylon para reforço;
- Cobertura em composto termofixo à base de Policloropreno (PCP), na cor preta.
SO-M: Projetados para resistência e esforços de torção, estes tipos de cabos móveis são bastante recomendados para serviços pesados em circuitos de comando e potência em máquinas móveis. O composto termofixo do tipo SE5 padronizado foi formulado com o intuito de proporcionar ao cabo, uma excelente flexibilidade e uma estabilidade térmica única.
Características
- Condutor extra-flexível formado por fios de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, encordoamento classe 5;
- Isolação em composto termofixo à base de borracha etileno-propileno (EPR);
- Fita têxtil para amarração;
- Trança de fios têxteis para reforço;
- Cobertura em composto termofixo à base de borracha tipo SE5 (NBR), na cor preta.
SHDM: os cabos móveis desse modelos são utilizados para ligações com fonte externa de energia elétrica onde os condutores de aterramento são requeridos, como mineração, portos, metalúrgica e demais outros.
- Condutor de potência extra-flexível formado por fios de cobre eletrolítico estanhado, têmpera mole, encordoamento classe 5;
- Blindagem do condutor de potência constituída por uma camada enfaixada de fita têxtil semicondutora;
- Isolação do condutor de potência em composto termofixo, à base de borracha etileno-propileno (EPR);
- Blindagem da isolação do condutor de potência constituída por uma camada enfaixada de fita têxtil semicondutora;
- Blindagem metálica do condutor de potência constituída por trança de fios de cobre eletrolítico estanhado, têmpera mole.
Cabos chatos: são extremamente recomendado em aplicações como sistema de comando em pontes rolantes, sistema festoon, pórticos, empilhadeiras de minério, enroladores de cabo e esteira porta-cabos, retomadoras e similares.
Seu condutor é formado por fios de cobre eletrolítico nu e, como isolação, possui um Composto termoplástico de PVC, para temperatura até 70ºC.
Conte com o que há de mais completo em cabos
Só aqui na Disnacon você encontra o que há de mais completo para quem procura por cabos de uso móvel e muito mais, Contamos com uma linha única de acessórios os mais diversos segmentos e setores.
Para ficar por dentro de mais dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra o que há de mais completo no setor. Até a próxima!!!