Cabos de instrumentação: conheça as aplicações

26 de novembro de 2020 0 Por admin

Os cabos de instrumentação possuem diversas vantagens em suas aplicações. No texto de hoje, falaremos sobre suas aplicações e quais os principais benefícios que ele oferece ao projeto em que ele é aplicado. Confira!!!

Os cabos de instrumentação são indicados para sinais digitais, alimentação, PLC, transdutores em plantas industriais química, petroquímica, celulose e diversos outros segmentos.

Cabos de instrumentação

Além disso, eles são recomendados para instalações fixas em bandejas, eletrocalhas, leitos, eletrodutos (embutidos ou expostos), painéis elétricos, canaletas subterrâneas, banco de dutos.

Para que os cabos de instrumentação desempenhe o máximo de sua função, é necessário que ele tenha uma estrutura de alta qualidade. Além disso, a blindagem é algo que pode definir a eficiência do cabo.

A blindagem de cabos para instrumentação tem a função de eliminar quaisquer interferências eletrostáticas oriundas de campos elétricos ou até mesmo de cabos de potências próximos aos de instrumentação.

Quais são as vantagens dos cabos de instrumentação

  • Blindagem que elimina as interferências eletrostáticas provenientes de campos; elétricos de cabos de potência ou de equipamentos elétricos próximos;
  • Identificação das vias em cores, o que facilita o manuseio na hora da instalação;
  • Cobertura em PVC LMP (livre de metais pesados) e com característica flexível.

Onde encontrar cabo de instrumentação

A Disnacon possui uma alta expertise no fornecimento de cabos de instrumentação. Contamos com uma excelente infraestrutura e com produtos de primeira qualidade. Confira algumas das especificações de nossos cabos.

Especificações dos cabos de instrumentação Disnacon

Cabos de instrumentação

Condutor: Cobre eletrolítico, têmpera mole, nu, encordoamento classe 2, conforme NBR NM 280.

Isolação: Policloreto de vinila, tipo PVC/E (105 °C).

Identificação: Par preto e branco numerados sequencialmente PT1; BR1; PT2; BR2; VM2; PTn; BRn; VMn.

Passo de torção dos pares ou ternas: 50 a 65 mm.

Separador: Fita não higroscópica aplicada sobre reunião dos pares ou ternas:

Blindagem eletrostática total: Fita de alumínio + poliéster com condutor dreno de cobre estanhado em contato elétrico com alumínio.

Cabo de comunicação: Condutor de cobre com seção 0,5 mm² isolado com PVC/A (70 °C) na cor azul.

Cobertura: Policloreto de vinila (PVC), tipo ST1, na cor preta.

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre cabos elétricos, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que acontece neste segmento. Até a próxima!!!