Principais aplicações de cabos de média tensão

18 de março de 2020 0 Por admin

Você conhece as principais aplicações dos cabos de média tensão? Leia esse texto que a Disnacon trouxe para você e conheça mais sobre esse tipo de equipamento e suas funcionalidades. 

Os cabos possuem variadas funções e podem ser fabricados com espessuras e materiais variados. Porém, é extremamente importante ter conhecimento sobre qual tipo de cabo utilizar em seu projeto. Um dos mais utilizados certamente são os cabos de média tensão. 

Os cabos de média tensão, categoria definida pela International Electrotechnical Commission (IEC) possuem tensão nominal entre 1kV a 36,2kV (1.000 volts e 36.000 volts) e são utilizados nas indústrias e instalações de grande e médio porte em geral. 

Além disso, sua aplicação ocorre também em postes de energia espalhados pela cidade. Em resumo, eles são recomendados para uso em circuitos de alimentação e distribuição de subestações, instalações comerciais e industriais, ao ar livre ou subterrâneas, em locais secos ou úmidos e aplicações similares de qualquer espécie.

Características do cabo de média tensão

O condutor é feito de Cobre nu, têmpera mole, ou alumínio, com mínimo de 105 MPa, encordoamento classe 2, redondo compacto. Sua espessura de isolação é muito maior comparando-se aos cabos de baixa tensão justamente para suportar as altas tensões.

cabos de media tensão

A fim de proporcionar mais segurança ao consumidor e usuário final, os cabos de média tensão passam por um rigoroso teste de qualidade e possui um controle maior em sua fabricação, pois qualquer irregularidade pode representar sérios problemas em um projeto. 

O cabo é fabricado com diversas camadas, além do condutor e isolação, a fim de evitar que quaisquer eventos, como induções, campos eletromagnéticos, entre outros, interfiram na rede elétrica e nas instalações.

Conheça os principais cabos

EPR e HPR: possui uma blindagem de condutor com camada semicondutora aplicada por extrusão e sua isolação é composta por um termofixo de borracha etileno propileno para temperatura normal de operação no condutor de até 105 °C.

Além disso, esse tipo de cabo possui uma cobertura Composto termoplástico à base de Cloreto de Polivinila (PVC) na cor preta, resistente à chama e com ótimas propriedades mecânicas.

XLPE: assim como os cabos EPR e HPR, o XLPE possui uma blindagem de condutor aplicada por extrusão  e uma isolação composta por etileno propileno. A única diferença é que ele é ideal para temperatura normal de operação no condutor de até 90°C. 

Todos os cabos possuem a norma de fabricação NBR 7286- Cabos de potência com isolação extrudada de Borracha Etileno Propileno (EPR) para tensões de 1kV a 35 kV.

Classificação de tensão de cabos

Para facilitar a identificação dos cabos de média tensão, existe uma classificação dos cabos que vão de 3,6KV até 35KV. A tabela de classificação é:

  • 3,6/6 KV
  • 6/10 KV
  • 8,7/15 KV
  • 12/20 KV
  • 15/25 KV
  • 20/35 KV

Onde encontrar cabos de média tensão

Saiba que aqui na Disnacon você encontra a linha completa de cabos e acessórios de média tensão. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais de excelente qualidade. Teremos o maior prazer em lhe atender e oferecer o que há de mais completo nesse setor.

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre cabos elétricos, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo que há de novo sobre esse setor. Até a próxima!!!