Tipos de cabos elétricos: conheça os cabos oferecidos pela Disnacon

30 de setembro de 2020 0 Por admin

Leia esse texto e conheça mais sobre os principais tipos de cabos elétricos oferecidos por nós

Quando falamos sobre instalações elétricas, estamos abordando uma gama de produtos, ideais para os mais diversos tipos de aplicação. Por isso, separamos os principais tipos de cabos elétricos e quais são as suas aplicações em cada setor. Confira.

Cabos de média tensão

Um dos tipos de cabos elétricos mais usados, os cabos possuem variadas funções e podem ser fabricados com espessuras e materiais variados. Porém, é extremamente importante ter conhecimento sobre qual tipo de cabo utilizar em seu projeto. Um dos mais utilizados certamente são os cabos de média tensão. 

Os cabos de média tensão, categoria definida pela International Electrotechnical Commission (IEC) possuem tensão nominal entre 1kV a 36,2kV (1.000 volts e 36.000 volts) e são utilizados nas indústrias e instalações de grande e médio porte em geral. 

cabos de media tensão

Além disso, sua aplicação ocorre também em postes de energia espalhados pela cidade. Em resumo, eles são recomendados para uso em circuitos de alimentação e distribuição de subestações, instalações comerciais e industriais, ao ar livre ou subterrâneas, em locais secos ou úmidos e aplicações similares de qualquer espécie.

Cabos chatos

Os Cabos chatos são extremamente recomendado em aplicações como sistema de comando em pontes rolantes, sistema festoon, pórticos, empilhadeiras de minério, enroladores de cabo e esteira porta-cabos, retomadoras e similares.

Seu condutor é formado por fios de cobre eletrolítico nu e, como isolação, possui um Composto termoplástico de PVC, para temperatura até 70ºC.

Cabos de uso móvel

O cabo de uso móvel foi desenvolvido especialmente para equipamentos e máquina que contam com constante movimento, como empilhadeiras, pontes rolantes, esteiras, pórticos e demais outros maquinários.

tipos de cabos elétricos

Ele pode também realizar a transmissão de energia, contendo diversos modelos para as mais variadas aplicações.

O cabo de uso tem conta como principal diferencial o formato de sua construção orbital, que acaba auxiliando na disposição dos condutores ao longo do perímetro interno da capa, além dos compostos utilizados. 

Alguns dos cabos móveis existentes são:

SO-M: Os Cabos de Uso Móvel SO-M são especialmente projetados para resistência e esforços de torção, são recomendados para serviços pesados em circuitos de comando ou de potência em máquinas móveis de mineração, pórticos, empilhadeiras de minério e outros.

Cabo W-M: Os Cabos WM são utilizados para ligações de equipamentos móveis pesados de mineração, metalurgia, portos e outras atividades similares, para tensões até 750 V. Estes cabos não possuem condutores próprios para aterramento.

Cabo de controle

O cabo de controle é um item muito utilizado e recomendado para sinalização de equipamentos elétricos, circuitos de comando, ligações de máquinas, entre outros.

Eles também são ideais para quem procura pelo máximo de flexibilidade nas instalações. Ele é essencial sendo parte integrante de uma série de tipos de máquinas utilizadas nos processos de produção, devido à sua função de transmissão dos comandos dentre dois pontos em um sistema utilizado nas linhas de produção.

Cabos de instrumentação

Os cabos de instrumentação são indicados para sinais digitais, alimentação, PLC, transdutores em plantas industriais química, petroquímica, celulose e diversos outros segmentos.

Além disso, eles são recomendados para instalações fixas em bandejas, eletrocalhas, leitos, eletrodutos (embutidos ou expostos), painéis elétricos, canaletas subterrâneas, banco de dutos.

Algumas de suas características são: baixo ruído magnético, ótima flexibilidade, resistência à umidade e determinados produtos químicos.

Cabos padronizados

Os cabos padronizados possuem diversas características e podem ser aplicados em setores variados. Conheça alguns deles. 

Flex 0,6/ 1KV: esse tipo de cabo é recomendado em distribuição de subestações, instalações comerciais e industriais. Além disso, pode ser aplicado em sistemas ao ar livre ou subterrâneos.

Flex 750 V: Por conta de sua alta flexibilidade, esse tipo de cabo é recomendado para fiações de quadros e painéis, além de instalações fixas no ramo de construção civil.

Cabos para inversores de frequência

Os cabos para inversores de frequência têm como função evitar ruídos eletromagnéticos que são gerados pelos próprios inversores. Eles devem ser feitos com materiais de extrema resistência, pois são desenvolvidos diretamente para serviços com tensões de variados níveis e diversas potências.

tipos de cabos

Uma das principais vantagens de utilizar este tipo de equipamento certamente é a sua durabilidade e resistência, aumentando ainda mais a vida útil dos equipamentos ou maquinários. 

Cabos para altas temperaturas

Existem alguns segmentos que demandam equipamentos que suportam altíssimas temperaturas e que mantenham um alto desempenho. Nesse caso, os cabos para altas temperaturas oferecem o que há de mais completo. Conheça alguns deles:

tipos de cabos elétricos

Cabos lides: desenvolvidos para lides de motores, luminárias, painéis de comando e ligações internas que atuam em temperaturas de até 105°C.

Cabo silicone: ligação em estufas, resistências elétricas, fornos e diversas outras aplicações similares.

Onde encontrar esses tipos de cabos elétricos

A Disnacon conta com uma excelente gama de produtos para quem procura por cabos elétricos. Dispomos de uma excelente infraestrutura e com profissionais altamente qualificados. Certamente aqui você encontrará o cabo ideal para o seu projeto.

Para ficar por dentro de dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que há de novo no setor. Até a próxima!!!!