Tipos de Isolação para Condutores Elétricos: Conheça sua importância

16 de janeiro de 2020 0 Por admin

Os cabos elétricos possuem extrema importância em qualquer equipamento que necessite de energia para seu funcionamento. Além de sua fabricação e o material que é utilizado, o modo que esse item é isolado deve ser levado em consideração. Nesse texto, iremos explicar a importância da isolação para condutores elétricos.

A escolha correta do material isolante que será utilizado no cabo elétrico é essencial para a durabilidade, resistência e bom desempenho de uma rede elétrica. A principal função da isolação é confinar o campo elétrico gerado pela tensão aplicada ao condutor no seu interior.

Isolação para Condutores Elétricos

A importância da isolação  para condutores elétricos é tanta que, qualquer problema como furos ou até mesmo rasgos na superfície pode ocasionar em sérios problemas no funcionamento do cabo. Abaixo, estão alguns dos principais materiais utilizados para a isolação.

Importância da isolação para condutores elétricos: Conheça os principais materiais.

EPR

A borracha etileno-propileno, também conhecida como EPR, possui uma rigidez dielétrica única e uma grande flexibilidade ao produto final. Sua resistência à água também é um de seus principais destaques, atrelado à sua classe térmica que permite que, em condições de de regime permanente, possam aquecer até 90°C.

Quando submetido à grandes descargas elétricas, o cabo em EPR desempenha um ótimo papel, permitindo temperaturas de até 250°C.  

HERP

Considerado uma variação do EPR, o HERP possui as mesmas características da borracha etileno-propileno, diferenciando-se apenas pelo seu processo de aplicação do material em fábrica. Assim como seu semelhante, é resistente à temperaturas de até 250°C quando sofre curto-circuitos.

PVC

Por ser um material de alta resistência, o PVC é extremamente utilizado na isolação para condutores elétricos. Além disso, ele tem uma classe térmica que, em condição de regime permanente, suporta temperaturas de operação de até 70°C. 

Geralmente, a isolação em PVC é utilizada em produtos indicados para circuitos de baixa tensão com até 1.000V, como em ramos alimentícios, residenciais, empresariais e comerciais.

XLPE

Extremamente resistentes a impactos, o revestimento em XLPE é muito utilizado também pelo seu custo-benefício. Ele tem composto termofixo à base de etilopropileno de alto módulo. 

Esse tipo de material suporta 90°C em regime permanente e à deformação térmica em temperaturas, possui resistência de até 250°C. 

Encontre os melhores tipos de isolação para cabos elétricos

Aqui na Disnacon você encontra o que há de melhor em cabos elétricos. Sabemos da importância da isolação para condutores elétricos, por isso atuamos somente com materiais de qualidade, a fim de proporcionar ao cliente, um produto final que atenda às suas expectativas e necessidades.

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra o que há de mais completo nesse setor.